Demonstração de Salvamento do SAMU em ônibus

Na manhã de ontem, sexta-feira (28), a equipe do SAMU/Salvar realizou demonstração de salvamento para a impresa em um ônibus.

A demonstração, realizou a simulação  de um atendimento onde um ônibus é abalroado por outro veículo na lateral direita, ocasionando o trancamento da porta de acesso. Nesse caso, as vítimas (passageiros), devem ser retirados pela saída de emergência e ou janelas laterais.

Na demonstração a vítima encontrava-se sentada em um dos assentos laterais, veio sofrer uma chicoteada, devido ao golpe ocasionado pelo cinto de segurança, vindo a sofrer ferimentos na coluna. A vítima foi imobilizada com uso do Ked Service, e colocando na maca rígida, e posterior retirada pela janela lateral do ônibus.

Uma operação que requer treinamento e preparo físico e acima de tudo trabalho em equipe, seguindo frequente padrão, muito embora na maioria das vezes quebrando-se o protocolo da própria SAMU, pois neste diz que o SAMU, somente efetua serviços de atendimento de vítimas, após a retirada do veículo ser concluída, liberada das ferragens. Mas se um dia os bombeiros não chegarem a tempo, a SAMU terá que efetuar o salvamento.

Segundo Fernandes a moral da história é que “devemos estar preparados para o que der e vier”.

Clique aqui e confira o vídeo com a demonstração:

Divulgue!